Postagens dos blogs do Prof. Julio Vitoria

Sobre Educação

Tenho atuado há vários anos na área da educação como professora e isso me faz refletir incessantemente a respeito da importância da educação escolar no modo de vida das pessoas. A escola é uma instituição que complementa a família, e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. A escola não deveria viver sem a família e nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra na tentativa de alcançar o objetivo maior, o melhor futuro para o educando e, automaticamente, para toda a sociedade.
Sabe-se que a família é a base para qualquer ser. Não se refere aqui somente família de sangue, mas também famílias construídas através de laços de afeto, de pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas, de construírem algo e de se complementarem. É através dessas relações que as pessoas podem se tornar mais humanas, aprendendo a viver o jogo da afetividade de modo mais adequado. Percebe-se que muitas funções que eram das famílias: educação sexual, definição política, formação religiosa, entre outras, tem sido transferidas para a escola; com isso a escola vai abandonando seu foco e a família vai perdendo sua principal função social.
Devemos pressupor que a escola não deve ser só um lugar de aprendizagem, mas também um campo de ação no qua l haverá continuidade da vida afetiva. Porém, o que se vê é a tentativa de transferência do processo de educação das crianças e dos adolescentes para a instituição escolar, atribuindo-lhe esta função tipicamente familiar. Portanto deixo claro aqui, sim, que a família tem importância vital na educação das crianças e dos adolescentes e que família e escola devem ser parceiras nesse processo.
Graziela da Cruz Fialho Bittencourt,
Professora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s